quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Arqueologia e História Indígena


O PIBID-História-UFMG elegeu a História Indígena e Quilombola como temas centrais durante o primeiro semestre de 2025. São campos do conhecimento histórico extremamente ricos e complexos, que podem ser abordados de inúmeras maneiras. Optamos por iniciar um percurso formativo a partir dos conhecimentos possíveis sobre as histórias das populações mais antigas que habitaram o continente americano.

Neste sentido, no dia 7 de janeiro de 2025, o Prof. Gilmar Henriques Pinheiro Jr. (licenciado em História pela UFMG e mestre em arqueologia pela Universidade de São Paulo), apresentou uma palestra intitulada "Arqueologia é História Indígena" sobre pesquisas recentes no campo da arqueologia brasileira, na Faculdade de Educação da UFMG, em Belo Horizonte, MG.

O Prof. Gilmar H. Pinheiro Jr., fundador do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco, em Pains, MG, é pesquisador e coautor do artigo "Genomic history of coastal societies from eastern South America", publicado na revista Nature Ecology & Evolution em 2023. Este artigo, entre outras coisas, apresenta resultados de pesquisas que comprovam a similaridade genética entre os restos humanos mais antigos já encontrados no território brasileiro e os povos indígenas atuais. Sua apresentação foi uma aula introdutória sobre Arqueologia, analisando diversas pesquisas e conceitos, bem como os resultados do artigo citado. 

O PIBID-História-UFMG agradece ao Prof. Gilmar H. Pinheiro Jr., pela contribuição e reitera o convite para outras palestras e atividades ao longo de nosso percurso formativo.








  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores