sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ensino de História e Pesquisa



Oficinas de História - Planejamento - PIBID/UFMG

Armando Magno de Abreu Leopoldino - UFMG
 Flávia Regina Alves de Oliveira - UFMG
Paula Miranda de Oliveira - UFMG
Patrícia Cristiane de Oliveira - UFMG
  
Coordenação Junia Sales - UFMG
Professor Supervisor - Mariano Alves - E.M. Professora Eleonora Pieruccetti


            A relação com a história não é construída apenas no tempo e espaço da sala de aula, mas também por apropriações e na atribuição de significados pelos próprios alunos fora do ambiente escolar. Nessa perspectiva a nossa inserção como integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no universo escolar se pautou por construir um projeto objetivando a aproximação entre o trabalho do historiador e as práticas de ensino próprias ao Ensino Fundamental, bem como a compreensão da história e suas representações em diferentes épocas, evitando juízos de valores. Como objetivos específicos, pensando-os como aqueles em que elegemos para atingir os centrais, destacamos o desenvolvimento de metodologias de pesquisa em história e o reconhecimento da existência de diferentes percepções e intenções sobre um mesmo fato, objeto ou imagem.
Como estratégia para atingir esses objetivos, elaboramos oficinas com a intenção de aproximar o universo da história ao dos alunos, possibilitando novas formas de raciocínio histórico e instigando a participação e a construção do conhecimento.
            Começaremos pela Oficina de Cartografia, buscando desenvolver as habilidades de leitura cartográfica e reforçando noções sobre documentos históricos escritos e não escritos, assim como o de promover o desenvolvimento da produção e registro de conhecimentos. Nesse sentido propomos a organização do trabalho em etapas, descritas a seguir e planejadas de acordo com o movimento já iniciado na escola com turmas de oitavo ano do ensino fundamental.

1ª etapa da Oficina de Cartografia

Tema: Introdução à noção de mapas na história.

Planejamento:

1º passo: Provocação dos alunos com questões elementares sobre um mapa - o que é; para que serve; como é feito; por quem; os mapas são sempre os mesmos?
2ª passo: Produção individual dos alunos de um mapa da cidade, a partir de dois pontos já desenhados: a Praça Sete e a Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti. Nossa intenção é que os alunos reconheçam o espaço da cidade e insiram seus valores no mapa. A atividade será desenvolvida numa folha A4. (Anexo 1).
3º passo: Apresentação das produções por alguns alunos e contraposição de valores expressos em seus desenhos.
4º passo: Retomada das questões do 1º passo com problematizações.

            Diante desse processo, nossa próxima fase consiste em pensar mais especificamente os documentos históricos, a pesquisa e o raciocínio histórico, num processo comparativo, tendo no horizonte o pensamento de cada época e seu contexto.
            Mapas são pensados a partir de dados e técnicas matemáticas. Seu uso se dá para propósitos diversos, tais como: orientação, guia, turismo ou mesmo dominação. Seus detalhes e características são marcados pela intenção de quem os produz e usa. Na Idade Média, por exemplo, comerciantes usavam mapas itinerários, muito marcados por um imaginário religioso, para viajar e realizar o comércio. Descrições encontradas nesse mapa tinham como função fornecer aos exploradores e navegadores informações detalhadas - rios, montanhas, fauna, rotas marítimas.

2ª etapa da Oficina de Cartografia

Tema: Diferentes visões de mapas atuais e a desconstrução de ideias.

Planejamento:

1º passo: Exibição de mapas "cânones", ou seja, mapas mundiais da geografia política e do Brasil largamente reconhecidos, em três versões: uma clássica, outra invertendo os planisférios e uma em globo, de modo a passar a sensação de movimento. (Anexo 2).
2º passo: Perguntas sobre o assunto: há alguma diferença? Quais? Em caso negativo, por que são iguais? O que as diferenças e as semelhanças nos dizem? Com essas questões, buscamos instigar os alunos a perceberem que um mapa não se impõe por si só, mas sim de acordo com quem o usa, ou seja, seu significado está relacionado a uma intenção.
3º passo: Mostrar outros tipos de mapas, buscando desconstruir a ideia de que somente as representações que chamamos de canônicas seriam mapas. Elencamos, para este fim, uma imagem do Google Maps com as escolas de Belo Horizonte (Anexo 3); um trecho de um vídeo que parte de um ponto na superfície e vai ampliando a visão até chegar a uma vista sobre o planeta Terra (http://www.youtube.com/watch?v=4BoWrLXIExQ); a escola no Google View numa perspectiva inversa, saindo da Terra e indo até a instituição (usaremos o Google Maps, conectado em sala de aula)  e um guia turístico com pontos destacados da cidade.
4º passo: Registro, para entregar aos professores, refletindo suas percepções e identificando os elementos que já foram trabalhados: mapa como representação e objetivos dos mapas. Com este registro, pretendemos retomar, na etapa posterior, as aprendizagens e analisar a capacidade de produção de conhecimentos a partir dos debates que foram desenvolvidos.


3ª etapa da Oficina de Cartografia

Tema: As navegações portuguesas e espanholas nos séculos XV e XVI.

Planejamento:

1º passo: Entregar um mapa político mundial sem identificações específicas, pedindo para os alunos nomearem alguns pontos, tais como: a Península Ibérica, os Oceanos, o périplo africano, as Índias, a América e as ilhas portuguesas. Em seguida, apresentaremos o mapa com as identificações, para os alunos compararem e perceberem se conseguiram localizar os lugares e complementar as informações. (Anexo 4).
2º passo: Exibição de mapas antigos, explicitando: os mapas como visões de um mundo pensado pelos europeus e o contexto europeu para as Grandes Navegações. (Anexo 5).
3º passo: Desenvolvimento do assunto, abordando os planos português e espanhol, inseridos nesse contexto da expansão econômica comercial e religiosa e definindo uma partilha do mundo entre europeus.



ANEXO 1:




ANEXO 2:





 
ANEXO 3:




ANEXO 4:


ANEXO 5:







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