sexta-feira, 17 de maio de 2013

OFICINAS DE FONTES HISTÓRICAS

Francine Lúcia Santos - UFMG
Isabela Magalhães Luchi - UFMG
Lenon Augusto Luz de Moraes - UFMG
Magaly El Lima Pereira - UFMG
Renan Cerqueira Dias - UFMG
Victor H. Barbosa de Castro - UFMG
Supervisor: Herbert de Oliveira Timóteo - E.M. Profª Eleonora Pieruccetti
Fotos: Alunos do 6º ano / Herbert Timóteo

Com o intuito de aprofundar o trabalho com fontes históricas com os alunos do Ensino Fundamental, o grupo do PIBID/História/FAE/UFMG planejou oficinas com fontes de audiovisual, iconografia, objetos da cultura material, oral e escrita.


No mês de abril de 2013, foram realizadas oficinas de fontes históricas – Iconografia com as turmas de 6º ano da E.M. Profª Eleonora Pieruccetti, no município de Belo Horizonte, como atividade de intervenção dos estudantes bolsistas.


A atividade foi planejada e executada em dois momentos. Foram utilizadas pranchas dos pintores Rugendas e Debret em representações do cotidiano brasileiro do século XIX. Construir uma percepção/análise das imagens e desenvolver a habilidade e competência de interpretação e sensibilidade foram os objetivos gerais da atividade.



Num primeiro momento, houve a exposição das pranchas nas paredes da sala de aula e os alunos foram convidados a circular pelo espaço e observar as imagens.
Em seguida, os alunos sentaram-se em círculo e ouviram explicações sobre as imagens e opinaram sobre o conteúdo apresentado. Neste momento, buscou-se incentivar a reflexão a partir das impressões dos alunos. Por meio de questionamentos lançados pelo aplicador, os alunos puderam expressar sua opinião, sem o compromisso de uma interpretação única e verdadeira da imagem.


Num segundo momento os alunos foram divididos em grupos e cada grupo recebeu uma prancha de um dos pintores e um roteiro de análise, com o objetivo de construir uma narrativa a partir das discussões do primeiro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores