O resultado da oficina foi avaliado como muito positivo pelos participantes. A atividade ocorreu de forma articulada ao desenvolvimento do conteúdo ministrado em aula sobre Arte Grega e Romana.
Estudantes da Escola Eleonora Pieruccetti realizam aula preparatória sobre arte grega e romana.
Slide sobre arte grega e romana.
O professor Herbert Timóteo relata que uma das estudantes bolsistas, aproveitando um
trabalho que havia feito para a disciplina História da Arte, teve a ideia de
produzir uma apresentação com imagens da arte grega e romana, com o objetivo de
contribuir com a discussão em andamento. Os alunos participaram
respondendo às questões, comentando as imagens e perguntando. Como
desdobramento desta aula, no dia seguinte, foi realizada uma oficina de criação
de imagens gregas e romanas em sala de aula. Cada aluno realizou um desenho
representativo da arte Grega ou Romana utilizando técnica de sombreado.
O resultado foi avaliado como extremamente positivo pelos participantes.
Resultado da Oficina de Criação.
Os
estudantes puderam estudar aspectos que envolveram as artes e a arquitetura
grega e romana. Foram feitas muitas perguntas por eles, evidenciando, de alguma
maneira, que as imagens históricas podem ser importantes mediadores do processo
pedagógico. A oficina de criação de imagens a partir de técnicas de desenho foi
também uma forma muito significativa de estudo e experimentação, por eles, de
processos artísticos que contribuem para a aprendizagem histórica e cultural.
Desta maneira, a atividade proporcionou o desenvolvimento, na formação docente,
de situações que envolvem as relações entre a aprendizagem histórica, a prática
dialógica no processo pedagógico e a experimentação cultural e artística como
forma de desenvolvimento da empatia histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário