quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Oficina de Criação no Pibid História

O professor Herbert Timóteo e bolsistas do Pibid História realizaram, em 2012, atividade de Criação através do desenho, recriando arte e arquitetura grega e romana.
O resultado da oficina foi avaliado como muito positivo pelos participantes. A atividade ocorreu de forma articulada ao desenvolvimento do conteúdo ministrado em aula sobre Arte Grega e Romana.
Estudantes da Escola Eleonora Pieruccetti realizam aula preparatória sobre arte grega e romana. 

Slide sobre arte grega e romana. 

O professor Herbert Timóteo relata que uma das estudantes bolsistas, aproveitando um trabalho que havia feito para a disciplina História da Arte, teve a ideia de produzir uma apresentação com imagens da arte grega e romana, com o objetivo de contribuir com a discussão em andamento. Os alunos participaram respondendo às questões, comentando as imagens e perguntando. Como desdobramento desta aula, no dia seguinte, foi realizada uma oficina de criação de imagens gregas e romanas em sala de aula. Cada aluno realizou um desenho representativo da arte Grega ou Romana utilizando técnica de  sombreado.
O resultado foi avaliado como extremamente positivo pelos participantes. 
Resultado da Oficina de Criação. 
Os estudantes puderam estudar aspectos que envolveram as artes e a arquitetura grega e romana. Foram feitas muitas perguntas por eles, evidenciando, de alguma maneira, que as imagens históricas podem ser importantes mediadores do processo pedagógico. A oficina de criação de imagens a partir de técnicas de desenho foi também uma forma muito significativa de estudo e experimentação, por eles, de processos artísticos que contribuem para a aprendizagem histórica e cultural. Desta maneira, a atividade proporcionou o desenvolvimento, na formação docente, de situações que envolvem as relações entre a aprendizagem histórica, a prática dialógica no processo pedagógico e a experimentação cultural e artística como forma de desenvolvimento da empatia histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores