quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Seminário Brasil Angola no Eleonora Pieruccetti

No dia 29 de novembro, os professores Herbert, Mariano e Silvana, profs. de História do Eleonora Pieruccetti, realizaram, em parceria com a profa. Júnia Sales Pereira e o doutorando em Educação pela Fae UFMG, Luciano Magela Roza, o  Seminário Brasil-Angola na Escola Eleonora Pieruccetti por meio da visita de 16 estudantes angolanos do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMG
Estudantes de Pós-Graduação em Educação UFMG, do convênio Brasil-Angola, entre Universidade 11 de novembro e Universidade Federal de Minas  Gerais, em Seminário na Escola Municipal Eleonora Pieruccetti. Fotografia de Herbert Timoteo. 

O seminário consistiu em uma visita dos angolanos à Escola e uma primeira conversa com os professores da escola e diretora sobre a Escola e seu Projeto Político-Pedagógico. Na segunda parte foi feita uma apresentação, no auditório, pelos angolanos, sobre História e cultura angolana aos estudantes da escola, aproximadamente 100 estudantes. Na sequencia foi feito um debate entre eles, com apontamentos de dúvidas e curiosidades dos estudantes e professores da escola sobre a África e sobre Angola. A atividade foi bastante rica, porque expressou o potencial que as narrativas dos sujeitos pode colocar em evidência aspectos de sua história e cultura, com grande potencial para aproximação entre os povos, como no caso dos brasileiros e africanos. O estudo da história da África certamente estará pautado, na experiência dos estudantes participantes, por este Seminário na Escola Eleonora Pieruccetti, porque houve intensa troca cultural, tanto os estudantes angolanos interessaram-se por conhecer um pouco mais sobre a Escola e seus projetos, inclusive sobre a escola em Tempo Integral, quanto os estudantes de Ensino Fundamental da Escola interessaram-se por aspectos como música angolana, história, moda, política e vida cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores