quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Roda de Conversa como prática de ensino-aprendizagem

O professor Mariano Diniz, supervisor do Pibid História na Escola Municipal Eleonora Pieruccetti, coordenou a inserção da prática de rodas de conversa em sala de aula, utilizando o tema Renascimento. A atividade foi mediada por iconografia histórica, numa perspectiva comparativa, e por livros didáticos de história numa perspectiva investigativa. A atividade foi feita através de duas rodas, sendo uma formada por um grupo de 8 alunos, ocupando o espaço central da sala de aula – mediada pelo professor e por bolsistas Pibid – e outra roda, ao redor da primeira e formado por todos os outros alunos da turma, que tinha a função de participar com questões e contribuições. 
As imagens utilizadas na mediação foram de sugestão de Francine Lúcia, bolsista do Pibid História e suscitaram rico debate entre os participantes. 

“O Sepultamento de Cristo” Iluminura medieval do século XIII.


" The Entombment - Dirck Bouts Século XV "




Foram criados, pelo grupo, procedimentos interessantes sobre Rodas de Conversa em Ensino de história, Uso de imagens na mediação pedagógica e sobre o conteúdo propriamente dito. Os estudantes puderam expressar seus conhecimentos prévios a respeito e também suas análises acerca das relações entre arte medieval e renascentista. Foram também discutidos aspectos como as inovações científicas no período renascentista e as diferenças entre o homem medieval e o homem no Renascimento. Para os bolsistas a atividade contribuiu para experimentação de estratégias metodológicas inovadoras, marcadas pela perspectiva investigativa e por uso criativo e comparativo de diferentes fontes para aprendizagem histórica. Também contribuiu para que vários deles experimentassem a imprevisibilidade própria à realização e implementação de propostas pedagógicas, com surpresas no processo de diálogo com os alunos participantes da aula, evidenciando também o potencial formativo da atividade tanto para os estudantes quanto para os pibidianos, supervisores, coordenador e estudantes. 

2 comentários:

  1. A discussão é boa, mas, infelizmente, há um erro primário na base da atividade: o quadro não é de Caravaggio, mas sim de Dirk Bouts, pintor belga do século XV. Att João Paulo Ferreira

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    1. Prezado João Paulo. Agradecemos sua contribuição e informo que fizemos a correção.

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