quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Roda de histórias e contos africanos



Os alunos estavam estudando a história da África e, para estimular o seu aprendizado, surgiu a ideia, no Pibid, sob a supervisão de Herbert Timóteo, de reuni-los em uma roda e contar histórias africanas. Os estudantes bolsistas foram à biblioteca da escola e selecionaram algumas histórias de países africanos que falam português. As histórias escolhidas foram: A tartaruga e o gigante (conto de São Tomé e Príncipe), Quem perde o corpo é a língua (lenda angolana), O homem sem sorte e O rato e a cobra.



Contação de histórias na biblioteca da escola.
Capa do livro O segredo das tranças e 
outras histórias africanas, onde está o conto
A tartaruga e o gigante. Editora Scipione. 


Os critérios para a escolha das histórias foram: histórias com fundo moral para discussão com os alunos, histórias de países que falam português, identificação de temas ou situações pertinentes à idade dos alunos e assimilação pelos contadores (empatia com a história contada).

Durante a contação de histórias, os alunos ficaram atentos, gostaram e participaram das discussões e se identificaram com as histórias. Esta proposta também evidencia o potencial pedagógico da contação de histórias como forma de articulação entre história e literatura para o Ensino de História e cultura africana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores